Instituto Ronald McDonald

Fundado em 8 de abril de 1999, o Instituto Ronald McDonald (IRM) possui foco na luta contra o câncer infantojuvenil – ação diretamente vinculada à garantia do direito à vida e à dignidade da pessoa humana – tendo como objetivo contribuir para aumentar o índice de cura da doença.

Para o desenvolvimento de seus programas – Casas Ronald McDonald, Espaço da Família, Diagnóstico Precoce e Atenção Integral, o instituto conta com o apoio da comunidade científica e de voluntários sociais, ambos com representação em seus conselhos. Além disso, para implantação dos programas em âmbito nacional, o instituto trabalha com a articulação de uma rede de instituições parceiras que atuam pela mesma causa nas diversas regiões geográficas brasileiras.

No programa Casa Ronald McDonald, a instituição recebe uma licença e uma certificação internacional da Ronald McDonald House Charities que reconhece os mais altos padrões de qualidade de atendimento e garante que o padrão das casas seja o mesmo em qualquer lugar do mundo.

Os recursos captados pelo Instituto no McDia Feliz são destinados aos projetos apresentados por essas instituições, e o IRM assegura transparência e credibilidade aos investidores, bem como aos demais segmentos da sociedade, por meio do efetivo acompanhamento das atividades (com relatórios técnicos, financeiros e auditorias)

Banco de cadeiras de rodas

Fundado em 1994, o BANCO DE CADEIRAS DE RODAS da Maçonaria tem como objetivo facilitar a vida dos portadores de necessidades especiais, através do empréstimo de cadeiras de rodas, cadeiras higiénicas, muletas e andadores aos cidadãos que não possuem condições em adquirir tal produto para sua locomoção.

No início, o BCR atuava somente na Baixada Fluminense. Com a dedicação de seus voluntários e colaboradores, hoje o BCR atua em todo o ERJ, chegando a atingir necessitados de outros Estados. Ao total, já foram emprestadas mais de 1.350 cadeiras de rodas e mais de 480 andadores, além da reforma de uma grande quantidade de cadeiras de rodas e higiênicas, inclusive de asilos e orfanatos. Ou seja, além de emprestar, nós também fazemos questão de oferecer a manutenção e garantir o bem estar de quem os usa. Para que esse trabalho continue crescendo, e para que possamos continuar ajudando aos nossos irmãos necessitados, o BCR promove anualmente uma Festa, que, devido ao sucesso, atualmente é realizada no SESC Nova Iguaçu. Para a realização desta Festa, contamos com a ajuda de empresas renomadas que apoiam e patrocinam o projeto, que é totalmente voltado para a compra e manutenção de novas cadeiras de rodas.

No ano de 2008 foram adquiridas 330 novas cadeiras e tivemos o apoio de 244 EMPRESAS SOLIDARIAS, em 2009, o Banco de Cadeiras de Rodas completou 15 anos, já tendo emprestado 1.615 cadeiras de rodas, 567 muletas e andadores, além das reformas de 90 cadeiras especiais para creches e asilos.

www.bancodecadeirasderodas.com.br

Rotaract Club

O Rotaract Club é uma organização internacional de jovens fundada pelo Rotary Internacional em 1968, nos Estados Unidos. Formada por jovens com idade entre 18 e 30 anos, o Rotaract promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da comunidade.

Atualmente o Rotaract Club soma em torno de 198 mil jovens universitários e profissionais iniciantes num movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação. O lema do Rotaract é “Companheirismo através do serviço, que expressa bem o equilíbrio das atitudes dos seus integrantes.

Rotary Internacional

De volta a 1916, um advogado norte-americano de nome Richard Momsen, que atuou como Cônsul Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, participou de uma das reuniões semanais do Rotary Club de Chicago. Herbert Percival Coates, um inglês, residente permanente em Montevidéu, no Uruguai, também esteve presente a referida reunião, assim como o legendário Ches Perry, que atuou como organizador e Secretário da Associação Internacional de Rotary Clubs, hoje, conhecida como Rotary Internacional.

Momsen e Costes ficaram bastante entusiasmados com o que viram e pelo que lhes foi dito a respeito pelo Empreendedor de Rotary Ches Perry, a ponto de, ao retornarem a seus países anfitriões, iniciarem os trabalhos de organização do primeiro Rotary Club da América do Sul.

Nesta empreitada Herbet Coates levou a melhor dois anos após o início de seus trabalhos, em julho de 1918, era fundado o Rotary Club de Montevidéu Momsen reuniu alguns amigos, contudo, a princípio, não obteve boa receptividade e entusiasmo suas ideias.

Em decorrência disto, somente em 29 de janeiro de 1921, Momsen realizou sua primeira reunião com a participação de um grupo de senhores interessados na fundação de um Rotary Club no Brasil. A minuta daquela primeira reunião, ainda assim foi lavrada e assinada por 14 estrangeiros e 3 brasileiros.

Naqueles dias, havia a preocupação de que Rotary poderia ser considerada uma instituição estrangeira, preocupação esta, também compartilhada com a administração do Rotary em Chicago que, embora enaltecia os esforços de Momsen e de seus companheiros, não aprovou a formação de um clube com um número tão reduzido de sócios brasileiros. Desta forma, a primeira tentativa de se organizar um Rotary Club no Brasil não foi bem sucedida.

Após decorrer de aproximadamente um ano, em 1922, as comemorações dos 100 anos de Independência do Brasil, bem como suas fortes repercussões serviram de incentivo para a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro Herbert Coates então Secretário Geral do Rotary Club de Montevidéu e também membro do Comitê para Expansão de Rotary além da Associação de Rotary Clubs, velo no Rio de Janeiro e conseguiu despertar o interesse de 16 indivíduos, em sua maioria brasileiros, os quais, em 15 de dezembro de 1922, fundaram o primeiro Rotary Club do Brasil.

Contudo, a oficialização da admissão do Rotary Club do Rio de Janeun em Rotary Internacional foi registrada em 20 de fevereiro de 1922, data esta que passou a ser a data de aniversário da organização no Brasil.

A historia do Rotary Club do Rio de Janeiro é bastante rica, o plantio da semente da Rotary em todo e Brasil resultou em 1924, na fundação do Rotary Club de São Paulo, subsequentemente dos Rotary Club de Santos (1927), Belo Horizonte (1927), Juiz de Fora (1928) Niterói (1928) O clube também participou da fundação de vários outros clubes em outros estados da Republica Federativa.

Foi também através do iniciativa de um grupo de dedicados sócios do Rotary Club do Rio de Janeiro, que o formativo “Notícias Rotárias” (fundado em 1924), subsequentemente renomeado para “Rotário Brasileiro”, passando, depois a chamar-se “Brasil Rotário”, uma publicação que visa a difusão de ideal de Servir, sendo a revista regional oficial de Rotary Internacional para os rotarianos do brasil.

A semente plantada em 1923 pelo R.C. do Rio de Janeiro germinou e deu frutos: Hoje, são 35 distritos no Brasil, com mais de 2.300 unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 53.000 rotarianos.

No mundo, o Rotary Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de sócios. Além disso, duas convenções internacionais já foram realizadas no Brasil: uma em 1948, na cidade do Rio de Janeiro, com 7.511 participantes, e outra na cidade de São Paulo, em 1981, com 15.222 participantes. Três ilustres rotarianos brasileiros também ocuparam como presidentes do Rotary Internacional: Armando de Arruda Pereira (1940-41), Ernesto Imbassahy de Mello (1975-76), e Paulo Viriato Correa (1990-91), todos já falecidos.