Higienização de EPIs: qual a sua importância e como fazer!

O uso de Equipamentos de Proteção Individual é uma prática comum e obrigatória em diversas áreas de trabalho, desde hospitais, locais químicos, construções, entre outros. Mas, muitas vezes, os envolvidos não sabem como realizar o cuidado quanto ao uso e a higienização de EPI.

Com isso, uma parte muito importante do convívio diário com esses equipamentos é a conscientização dos funcionários e colaboradores, para que não haja problemas no uso, danificação e descarte do material.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você saiba a maneira correta de como higienizar os EPIs de acordo com as suas especificações. Acompanhe!

Qual a importância da higienização do EPI?

 

O EPI é um Equipamento de Proteção Individual e, diante disso, é fundamental o colaborador saber usá-lo adequadamente, como também realizar a higienização. Isso porque é importante manter os dispositivos bem conservados, pois fazer uso de equipamentos em mal estado pode apresentar riscos em potencial. Por isso, é necessário tanto o empregador quanto o trabalhador seguirem as recomendações fornecidas pelo fabricante.

Quais são as práticas gerais de limpeza?

Cada equipamento tem suas regras para realizar a limpeza necessária, mas, em geral, algumas práticas básicas devem ser consideradas. Entre alguns exemplos, pode-se citar a utilização de um sabão neutro e não uso de produtos

 corrosivos ou abrasivos. Além disso, é preciso deixar secar na sombra e evitar o sol para não danificar o equipamento.

De que forma higienizar os EPIs?

A higienização de EPIs é de suma importância para diversas áreas e não deve ser feita de qualquer jeito, pois cada equipamento conta com peculiaridades de como lidar com a limpeza e descarte. Veja agora como higienizar corretamente alguns desses dispositivos.